MPE: avanços importantes para as micro e pequenas empresas 2017-2018

Crédito: ASCOM/PV

Adicionar aos meus Itens 

Tratar do tema micro e pequena empresa representa estabelecer alicerces de uma nova edificação no sentido de se criar um projeto original que vai gerar inúmeros resultados. No Brasil, a peculiaridade está no potencial de transformação social dessas empresas e no fato de se constituírem nas maiores empregadoras, serem responsáveis por 27% do produto interno e empregarem mais profissionais com carteira assinada do que as médias e grandes. Sendo assim, as MPEs caracterizam-se por servir de janela de oportunidade para a vida de milhões de empreendedores e trabalhadores.

Devido à dimensão simples, essas empresas demandam baixo volume de capital. Apesar da burocracia e do tempo gasto para enfrentar as repartições públicas, não é muito difícil abrir uma empresa de micro ou pequeno porte.

Sob o contexto da importância desse segmento de empresas para a sociedade brasileira, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem a satisfação de apresentar esta publicação da Divisão Econômica.

O Avanços importantes para as micro e pequenas empresas 2017- 2018 é bem atual porque aborda assuntos que podem despertar interesse nos mais variados públicos, considerando as recentes mudanças na legislação e na economia.

Pelas características, o texto proporciona leitura rápida, uma vez que está organizado de maneira que cada capítulo se torne mais atraente do que o anterior.

Nos dois penúltimos capítulos, destacam-se a Lei Complementar nº 155/2016, a qual revisou a Lei Complementar nº 123/2006 (conhecida como Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa); e o novo Simples Nacional, regime tributário que sofreu profundas modificações para atender interesses de empresários e governo, mas que entrará em vigor somente em 2018.

Por fim, o trabalho termina comentando acerca da importância das empresas procurarem se reinventar diante das mudanças com as tecnologias e formas de gestão.

Download

  • MPE: avanços importantes para as micro e pequenas empresas | Download

Comentários

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.